Saiba como escolher o melhor filamento

Seth3D - Blogpost 01
Antes de iniciar uma impressão 3D é preciso escolher o filamento adequado para que todo seu planejamento não derreta, literalmente, na impressora! Os filamentos para impressão 3D são compostos de polímeros termoplásticos, -plásticos que atingem um estado pastosos quando aquecidos – transformado em um carretel de fio que dará vida aos projetos. Existe uma grande variedade de cores e modelos de filamento no mercado, por isso, é importante conhecer todas as opções, e escolher a mais adequada para seu objetivo!

Confira os tipos de filamentos:

ABS

O filamento de ABS (Acrilonitrila Butadieno Estireno) tem alta resistência e durabilidade para os produtos impressos. São indicados para construção de peças que tendem a sofrer impactos. Por ser derivado de petróleo, também é recomendado que sua impressão seja realizada em um local ventilado.

PLA

Já o PLA (Ácido Poliático) é de origem vegetal, por isso também é biodegradável. Esse filamento permite que as impressões tenham detalhes mais precisos, brilhantes e suaves quando comparados ao filamento ABS.

TPU

Diferente da maioria dos filamentos, o TPU é mais flexível e maleável que os demais, perfeito para juntas, vedações e peças que requerem movimentação.

 

Filamentos de Engenharia

Com a evolução das técnicas e capacidade de impressão, o setor industrial investiu no segmento e atualmente, é muito comum a produção de modelos mecânicos, peças de reposição e protótipos. As principais vantagens de utilizar a impressão 3D na indústria são: redução no custo de fabricação, drástica redução no tempo de produção e baixo ou nenhum desperdício de material.

Para isso, existem tipos específicos matéria-prima, conhecidos como Filamentos de Engenharia. São feitos com materiais de propriedade especial, normalmente são fáceis de imprimir e com alta performance. Dentro desta categoria de filamentos, temos:

– PLA PRO1: Boa resistência e facilidade de impressão;

– PET CF15: PET reforçado com fibra de carbono. Excelente adesão entre camadas, barreira a líquidos e umidade, facilidade de impressão e ótimas propriedades de tração e flexão.

– PAHT CF15: Poliamida de alta temperatura reforçada com 15% de fibra de carbono. Resistência a temperaturas de até 150°C, mesmo com aplicação de cargas mecânicas. Resistência a diversos químicos, além de excelente rigidez à tração e flexão, e propriedade antiestática.

– PA: Resistência ao desgaste por abrasão;

– PP: Resistência a diversos químicos (solventes e ácidos);

Com a popularização das impressoras 3D, existem cada vez mais modelos de filamentos disponíveis. Para saber qual será o melhor material para sua impressão, é necessário levar em conta qual será a peça produzida, sua funcionalidade e duração.

Independente de seu projeto, invista em um filamento de qualidade. Para obter sucesso na sua impressão e expandir o seu negócio, compre materiais que sejam originais e de confiança. Conte com as impressoras Sethi 3D em todos os momentos. Você imagina, a Sethi3D faz!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.