Quais são os tipos de impressoras 3D?

Quando falamos em impressoras 3D, é preciso deixar claro que dentro desta tecnologia existem vários tipos de equipamentos que operam de maneiras diferentes. Não existe um único tipo de impressora que atenda a todas as necessidades, até porque, atributos como tamanho da impressora também podem influenciar nas peças produzidas.

Assim, é possível concluir que impressoras que produzem pequenos protótipos utilizados na engenharia, por exemplo, são diferentes de impressoras utilizadas para imprimir paredes que são utilizadas na construção de casas. E de fato, elas nem precisam ser iguais. Não tem sentido adquirir uma impressora industrial com a finalidade exclusiva de imprimir pequenas peças.

Quais são os tipos de impressoras 3D?

Neste texto, vamos falar sobre 3 tipos de impressoras: FDM, Estereolitografía (SLA), Síntese a Laser. Cada uma delas funciona de maneira diferente, por isso é importante saber qual está mais de acordo com seus objetivos antes de adquirir uma.

Fused Deposition Modeling (FDM)

Esse é o tipo de impressora mais comum no mercado e, inclusive, é a que possui o menor preço. Como o próprio nome sugere, ela opera por meio de um extrusor que aquece e deposita o material plástico camada por camada até que se obtenha a figura.

Para esse tipo de impressora são utilizados filamentos PLA ou ABS, que podem ser adquiridos em bobinas em nossa loja. Os materiais podem ser nylon, PVA e TPU e estão disponíveis em várias cores.

Esse tipo de equipamento, em geral, é pequeno e fácil de utilizar. O material utilizado nas impressões possui ótimo custo-benefício, por isso é uma ótima opção para quem deseja empreender.

Estereolitografia (SLA)

Esse tipo de impressora também é um dos mais comuns e utiliza uma tecnologia de laser que forma as peças aplicando pontos de calor em uma resina líquida. Essa tecnologia também imprime camada por camada dos objetos, porém sem utilizar filamentos. As peças impressas por esse tipo de impressora possuem grande riqueza de detalhes. Por utilizar um material líquido, as peças podem precisar passar por uma fonte de calor para se tornarem mais rígidas.

Síntese a laser

Essa tecnologia também utiliza o laser, porém o material a partir do qual as peças são impressas é um pó. Por esse motivo, a configuração da impressora é bastante diferente. É um equipamento mais robusto, pois precisa de uma câmara vedada para que as peças sejam produzidas.

Essas impressoras utilizam o laser para fundir as partículas do pó, que pode ser de materiais como metal, vidro ou cerâmica. Esse laser liquefaz as partículas que são depositadas em camadas para imprimir a figura. Pelo seu tamanho e pelos materiais que utiliza, esse é o tipo mais comum em empresas e indústrias.

Onde adquirir uma impressora 3D?

Conheça nossas opções em nossa loja virtual. Temos diversos modelos com diferentes configurações para atender às suas necessidades. Em caso de dúvida, entre em contato com a nossa equipe. Podemos te auxiliar na escolha.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.