Recuperando a História com impressão 3D

Em setembro do ano passado, um incêndio destruiu boa parte do Museu Nacional. Este museu, que foi morada da família imperial brasileira, é a mais antiga instituição cientifica do país.

O museu abrigava um acervo com mais de 20 milhões de itens, que ia desde coleções de insetos à múmias que foram presenteadas ao imperador.

Museu Nacional
A instituição oferece cursos de extensão, especialização e pós-graduação em diversas áreas. Pensando nisso, que nos anos 2000 foi iniciada a digitalização do acervo como forma de estudo não-invasivo.

Após o incêndio, uma força tarefa foi montada para tentar recuperar os itens no meio dos escombros. Segundo dados da própria instituição, cerca de 46% do acervo não pode ser restaurada.

 Crânio da Luzia, disponível em http://bit.ly/ReconstrucaoCranioLuzia

Crânio da Luzia, disponível em http://bit.ly/ReconstrucaoCranioLuzia

Continuar lendo

Presentes para a família e amigos que você pode imprimir

As festividades de fim de ano se aproximam e nós separamos cinco presentes que você pode imprimir e presentear suas tias que só aparecem nessa época.

1 – LOVE aparador de livro
Modelado pela usuária bybinhabr no Thingiverse, consiste em um aparador de livros com a palavra LOVE. A impressão é bem simples, não exige suportes. Você pode usar brim se achar necessário.

Disponível em: https://www.thingiverse.com/thing:1521993

love
Foto: divulgação Thingiverse

2 – Escorredor de talheres em formato de elefante
Modelado pelo usuário aleiovanevcp, está disponível gratuitamente no Thingiverse. Segue a tendencia Low Poly, possuindo um furo no extremo da tromba para que a água escorra.

Disponível em: https://www.thingiverse.com/thing:998999

elefante
Foto: divulgação Thingiverse

3 – Coleção de cactos
Muita gente ama suculentas e cactos, mas mesmo sendo plantas resistentes ainda há a possibilidade de morrerem. Pensando nisso decidimos incluir nessa lista essa coleção disponibilizada pelo perfil VECTARY no Thingiverse. São vários cactos que podem ser pintados após a impressão e que você pode presentear aquele seu amigo que não tem tempo de cuidar de cactos de verdade.

 Disponível em: https://www.thingiverse.com/thing:2398762

cactos
Foto: divulgação Thingiverse

4 – Suporte para celular
Você já deve ter visto outros suportes para celular na internet, mas esse foge do comum. Possui engrenagens para regular conforme o tamanho do aparelho, o que chama bastante atenção se usar cores diferentes nas peças. Esse suporte para celular foi disponibilizado pelo usuário Arron_mollet22.

Disponível em: https://www.thingiverse.com/thing:3681512

suporte celular
Foto: divulgação Thingiverse

5 – Brincos
Fugindo do padrão, você pode imprimir joias personalizadas para presentear alguém nas festas de fim de ano. Selecionamos esse modelo por ser simples e rápido de fazer, disponibilizado pelo usuário g.attila no site MyMiniFactory.

Disponível em: https://www.myminifactory.com/object/3d-print-earrings-45276

brincos
Foto: divulgação MyMiniFactory
6 – Luminária em formato de Lua (BÔNUS!)

Se você acompanha nossas redes sociais já deve ter visto que imprimimos uma luminária dessa com o tamanho máximo da S3X. O usuário moononournation disponibiliza em diversos tamanhos, ai cabe você escolher a melhor opção para você.

Disponível em: https://www.thingiverse.com/thing:2771919

Lua

 

Siga a Sethi3D nas redes sociais: Facebook | Instagram Acesse nossa loja e conheça nossas impressoras 3D, filamentos, acessórios e muito mais!

Sethi3D

Imagine, Faça!

Dicas de enfeites para o Natal

2019 está quase acabando, e em dezembro temos o Natal. Festa importante para muitos. Pensando nisso, nós da Sethi3D escolhemos alguns modelos gratuitos disponíveis no Thingiverse para você poder imprimir e decorar sua casa.

Christmas Gift Box
Dificuldade: fácil

Não exige suportes e a impressão é relativamente rápida. É interessante usar cores diferentes para dar destaque.

Modelado pelo usuário muddtt, está disponível no link: https://www.thingiverse.com/thing:197159Christmas Gift Box

Foto: divulgação Thingiverse

Santa Claus – Solid
Dificuldade: fácil

É necessário suportes em algumas partes, mas nada muito complicado. É um modelo ideal para pintar com as crianças e explorar a criatividade.

Modelado pelo usuário Gelap, está disponível no link: https://www.thingiverse.com/thing:2719522

santa klaus

Foto: divulgação Thingiverse

Chain Harness for Santa Sleigh
Dificuldade: fácil

É necessário suportes em algumas partes, mas nada muito complicado. Pode ser feito com 0,2 mm de altura de camada sem problemas. Você pode usar personagens da LEGO no trenó.

Modelado pelo usuário Lau85, está disponível no link: https://www.thingiverse.com/thing:2703812

treno

Foto: divulgação Thingiverse

Christmas deer
Dificuldade: fácil

Não exige suportes e a impressão é relativamente rápida. Você pode usar cores diferentes para cada parte do trenó, é uma boa oportunidade para gastar aqueles restinhos de filamento que sempre sobram no carretel!

Modelado pelo usuário TanyaAkinora, está disponível no link: https://www.thingiverse.com/thing:2706184

treno rena

Foto: divulgação Thingiverse

Christmas Tree
Dificuldade: fácil

Não exige suportes e a impressão é relativamente rápida. É composto por duas partes, a impressão é relativamente rápida.

Modelado pelo usuário mikie10, está disponível no link:https://www.thingiverse.com/thing:189225

arvore natal

Foto: divulgação Thingiverse

Siga a Sethi3D nas redes sociais: Facebook | Instagram Acesse nossa loja e conheça nossas impressoras 3D, filamentos, acessórios e muito mais!

Sethi3D

Imagine, Faça!

Ferramentas essenciais para usar com uma micro retífica

Quem trabalha com impressão 3D sabe que em muitos casos é necessário intervenção para um melhor resultado. Existem diversas ferramentas que podem ser usadas, mas dentre elas, as ferramentas elétricas são as que mais facilitam no dia a dia.

Existem diversas marcas de micro retífica. Desde as mais baratas até as mais completas e caras. Mas não adianta ter a melhor micro retífica se não tiver nenhum acessório para ela.

Nesse post vou falar um pouco dos acessórios que já usei e recomendo ter em casa. Fique ligado!

Continuar lendo

Você já conhece o Simplify3D?

O Simplify3D é um software fatiador, que converte os arquivos tridimensionais (seja eles STL ou OBJ) em comandos que nossas impressoras entendem. Se quiser saber mais sobre o que é um fatiador, recomendamos a leitura dessa outra postagem.

Simulação da impressão
A maioria dos fatiadores incluem essa funcionalidade, mas o Simplify utiliza cores que facilitam a visualização, além de fornecer uma legenda indicando o que cada cor signifca. Dessa forma, é possível verificar possíveis erros durante a impressão, evitando perder material e tempo de impressão.

Simplify3D

Foto: Divulgação Simplify3D

Suportes personalizáveis
O Simplify3D conta com a possibilidade de personalização dos suportes. O software sugere os locais onde possa ser necessário suportes, mas permite que você adicione ou remova pilares conforme a necessidade.

Simplify3D2Foto: Divulgação Simplify3D

Compatibilidade
Nossos modelos de impressoras são compatíveis com o software, tanto é que você pode instalar as configurações procurando pelo modelo no Assistente de Configuração.

É interessante saber também, que agora o programa conta com a versão em Português, que para quem está começando pode ser uma mão na roda.

Se você ainda não possui o Simplify3D, você pode conferir em nossa loja virtual clicando aqui.

Nosso treinamento
A Sethi3D disponibiliza uma série com mais de 20 vídeos explicando desde o básico até o avançado do Simplify3D! Para acessar o nosso curso, basta clicar aqui.

simplify_grande

 

Siga a Sethi3D nas redes sociais: Facebook | Instagram Acesse nossa loja e conheça nossas impressoras 3D, filamentos, acessórios e muito mais!

Sethi3D

Imagine, Faça!

Armazenamento dos filamentos para impressão 3D

Existem diversos materiais para impressão 3D do tipo FDM (ou FFF). Entre eles estão os principais, como ABS, PLA, PETG e FLEX que por sinal são vendidos em nossa loja. Existem também, materiais para engenharia. Nessa categoria entra o Nylon, Tritan, Policarbonato etc.

Cada material possui uma série de características mecânicas e térmicas que podemos usar a nosso favor, como foi citado nessa outra postagem do blog.

Existem materiais que são extremamente sensíveis a umidade. Como exemplo temos o ABS e o Nylon, que ao simples fato de estarem expostos ao ar já é suficiente para absorver quantidades consideráveis de moléculas de água.

Mas calma! Isso não acontece de um dia para outro. Vamos explicar como identificar, evitar e resolver. Fique ligado!

Continuar lendo

Impressoras 3D podem imprimir fotos?

Com a popularização das impressoras de papel e as câmeras digitais que hoje estão presentes nos celulares é comum ouvirmos essa pergunta. As imagens são bidimensionais, ou seja, possuem apenas comprimento e largura (X e Y).

No caso das impressoras 3D é necessário que os arquivos digitais sejam de três dimensões, além do comprimento e largura, tem também a altura totalizando as três dimensões, X, Y e Z. No processo de impressão 3D são empilhadas camadas, uma a uma. Portanto, uma foto bidimensional não é possível ser impressa da forma como estamos acostumados.

Uma alternativa
Da mesma forma como os europeus faziam na porcelana, é possível fazer relevos lithophanes (ou em português, litofania). A porcelana era esculpida de forma que fosse possível usar partes mais escuras da foto para criar relevos para que a luz não consiga atravessar com facilidade e nas partes mais claras da imagem criar partes finas que permitam que a luz passe. O mesmo pode ser feito usando as impressoras 3D.

Com essa técnica conseguimos criar uma imagem com as impressoras 3D. Mas você deve estar pensando em como fazer isso.

O processo é bem simples. Vamos por partes!

Continuar lendo

Guia: Projetar para imprimir (parte 3)

ilustração_projetar_para_imprimirEste é a terceira parte, finalizando a série de postagens sobre o Guia: Projetar para imprimir. Na primeira parte foram abordados conceitos que ajudarão a escolher o material e na segunda parte falamos sobre área de contato com a superfície da mesa e partes suspensas.

Espessura de paredes
As paredes de uma peça impressa dependem de vários fatores. O posicionamento do modelo na hora de imprimir é importante, como já falamos na parte 1 dessa série de postagens. Na hora de projetar, no caso das FDM você deve estar atento ao diâmetro do bico que vai usar. Normalmente os bicos são de 0,40 mm ou 0,50 mm. Então, a espessura das paredes deve ser múltiplos desses valores.

Continuar lendo

Guia: Projetar para imprimir (parte 2)

ilustração_projetar_para_imprimirNo post anterior abordamos o Ambiente de operação no qual sugerimos algumas perguntas que devem ser feitas ao seu cliente para determinar a escolha do material. Se você não viu a parte 1, pode ver clicando aqui.

Agora daremos continuidade, explicando conceitos tanto de impressão quanto de modelagem que devem ser usados para facilitar no processo de fabricação, visando sempre a redução de material e de tempo.

Continuar lendo

Guia: Projetar para imprimir (parte 1)

ilustração_projetar_para_imprimirPeças impressas podem reduzir custo. Isso acontece porque permite ao projetista liberdade. É possível criar peças moveis e imprimir tudo junto. Uma empresa que possua impressoras 3D pode reduzir o tempo entre a concepção da ideia até a entrega dos protótipos (ou produtos). Torna possível a criação de gabaritos e ferramentas de forma rápida e barata, ajudando no dia a dia dos funcionários de uma linha de produção, por exemplo.

Na hora de projetar um produto ou uma peça, o projetista deve ficar atento ao modo de fabricação, seja ela FDM ou SLA. Pensar na forma de fabricação permite otimizar. Em outras palavras: custos e tempo são reduzidos.

Um fator que deve ser pensado é o tipo de manufatura aditiva a ser usada. Atualmente existem diversos tipos. Nesse guia focaremos mais no processo FDM (FFF), mas o conteúdo pode ser usado para outras tecnologias.

Continuar lendo