Quais tipos de arquivos a impressora 3D lê?

Com o decorrer do tempo, a impressora 3D tem conquistado crescente reconhecimento global, trazendo à tona novas funcionalidades. Um exemplo notável é a capacidade de produzir peças 3D, que tem oferecido valiosas contribuições a diversos setores, como a medicina, permitindo o desenvolvimento de próteses dentárias e replicação precisa de vasos sanguíneos personalizados para cada paciente.

Para concretizar a fabricação de qualquer peça, é necessário que a impressora 3D consiga interpretar arquivos alinhados com a tecnologia. Em linhas gerais, os arquivos 3D são projetados para armazenar informações superficiais das peças criadas a partir de modelagens computacionais, facilitando sua transferência entre dispositivos, incluindo impressoras 3D.

Esses tipos de arquivos contém valiosas informações, como dados binários que codificam a geometria, a aparência, as cenas e até as animações dos modelos, caso existam. Assim, torna-se fundamental compreender os aspectos necessários e a implementação de cada um dos formatos.

Por essa razão, nós, da Sethi3D, preparamos este artigo com o intuito de ampliar seu conhecimento sobre os 8 tipos de formatos mais comuns no universo da impressão 3D.

STL

O formato de arquivo 3D STL destaca-se pela sua simplicidade e eficiência, sendo amplamente utilizado na prototipagem rápida, impressão 3D e CAD. Ele codifica a superfície da peça em uma coleção de triângulos de diferentes tamanhos para abranger toda a extensão do modelo, abrindo mão de informações como aparência, cena e animações.

OBJ

Amado tanto no universo da impressão 3D quanto no campo dos gráficos 3D, este formato suporta uma codificação detalhada e precisa da geometria da superfície, permitindo o uso de polígonos variados para criar curvas mais suaves. Além disso, o OBJ é capaz de codificar cores e texturas da peça, enquanto informações de animação são armazenadas em um arquivo separado com a extensão MTL.

FBX

Destinado à indústria cinematográfica e aos jogos, o formato 3D FBX é proprietário e amplamente utilizado nessas áreas. Ele possibilita a manipulação das propriedades relacionadas à geometria e aparência, como cor e textura, oferecendo versatilidade e qualidade visual.

COLLADA

O formato COLLADA é amplamente empregado na indústria de games e cinema, sendo conhecido por sua neutralidade e gerenciado pelo consórcio Khronos Group. Suportando extensões .DAE, engloba geometria e propriedades relacionadas à aparência, materiais, texturas e até animações. Além disso, é um dos raros formatos 3D que suporta informações de cinemática e física, armazenando esses dados em um arquivo separado .XML.

3DS

Entre os formatos mais antigos para arquivos 3D, o 3DS é utilizado em áreas como arquitetura, engenharia, educação e fabricação, sendo criado para pautar o intercâmbio de informações entre os diferentes softwares. Ele contém dados fundamentais do modelo 3D, como geometria, aparência, cena e animação, usando malhas triangulares para codificar a superfície do modelo.

IGES

Caracterizado pela extrema flexibilidade na representação da geometria da superfície, o formato IGES permite armazenar informações detalhadas, incluindo diagramas de circuito e outros elementos.

STEP

Considerado o sucessor do formato IGES, o formato STEP é utilizado em setores como engenharia, automação, construção civil e aeronáutica. Sua extensão .STP busca descrever, além da superfície do modelo, todo o seu ciclo de vida durante o desenvolvimento, independente do sistema específico.

Suporta todos os recursos do formato IGES e ainda oferece adicionais para codificação de topologias, tolerâncias geométricas e propriedades dos materiais, incluindo texturas e tipos de materiais, bem como outros dados complexos relacionados ao produto.

VRML/X3D

Direcionado à modelagem de realidade virtual, o formato VRML/X3D foi desenvolvido pela World Wide Web. Ele utiliza malhas poligonais para mapear a superfície do modelo e pode armazenar diversas informações, incluindo aparência, cor, textura e transparência, tornando-o ideal para experiências imersivas e envolventes.

Vale ressaltar! 

A impressão 3D vem se consolidando como uma área promissora e que te permite empreender em diversos nichos. Além do custo acessível, o uso de recursos humanos e espaço necessário é bem pequeno para a produção, sendo um novo mercado. Explorar algo que ainda está começando no Brasil segue sendo uma boa oportunidade de investimento mesmo em momentos de crise econômica.

Outra grande vantagem, também importante de se ressaltar, é que com a impressora 3D, o estoque de peças para vendas não se faz necessário, tendo em vista que ela permite que a fabricação dos objetos seja feita de acordo com a demanda.

Gostou desse tema e quer conferir outros conteúdos como esse? Acesse o blog da Sethi3D! Para mais informações sobre nossas impressoras ou fazer um pedido, acesse nosso site ou entre em contato conosco pelo WhatsApp (19) 98388-0339!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.