Como a impressão 3D ajuda no combate à covid-19?

WhatsApp Image 2021-05-17 at 15.21.38

A crise global do novo coronavírus deixou evidente a necessidade de soluções práticas, rápidas e criativas. Devido a alta demanda por equipamentos, muitas vezes nos deparamos com cenários de falta ou escassez desses itens essenciais. Por isso vamos mostrar como a impressão 3D ajuda no combate à covid-19 todos os dias.

Máscaras e Face Shields

Com a alta procura por máscaras hospitalares, esse foi um dos primeiros insumos que ficou em falta nos hospitais. Para esse tipo de ambiente, onde há alta chance de contaminação, as máscaras de proteção precisam ser reforçadas

Pensando em oferecer maior proteção às pessoas da linha de frente, o cientista israelense Dr. Noam Gavriely desenhou um protótipo de máscara com filtragem de ar submicrônica, que garante o maior nível de proteção possível ao usuário. Além disso, a máscara possui óculos de proteção embutidos, o que reduz ainda mais as chances de contaminação pelo novo coronavírus.

A materialização dessa invenção do Dr. Noam só foi possível graças às impressoras 3D, que foram fundamentais nos testes até chegar ao produto final em curto prazo. No Brasil, estudantes da Unifesp também produziram um modelo em acetato de máscaras para a proteção.

Outro equipamento que fez muita falta, especialmente nos momentos de explosão de casos, foram as viseiras faciais de proteção, mais conhecidas como “faceshields”. Eles são utilizados principalmente por profissionais da área da saúde que atuam em hospitais com o intuito principalmente de proteger os olhos e evitar o contato direto com o rosto.

Essas máscaras podem ser produzidas em praticamente qualquer impressora 3D que utilizam filamentos poliméricos. Inclusive, para quem possui o equipamento, a produção e venda de face shields tornou-se também uma opção de renda.

Válvulas e ventiladores pulmonares

Esse é um uso um pouco mais complexo de impressão 3D no combate à covid-19, mas que tem trazido resultados muito satisfatórios. Durante o pico da pandemia na Itália, algumas empresas se mobilizaram para a impressão 3D de válvulas para bomba de oxigênio, utilizadas nas unidades de terapia intensiva.

A indústria de equipamentos hospitalares não consegue suprir a demanda de equipamentos quando há sobrecarga no sistema de saúde. No caso das válvulas para bomba de oxigênio, elas deveriam ser substituídas a cada 8 horas para garantir seu bom funcionamento. Por isso, as impressoras 3D supriram essa demanda rapidamente e salvaram a vida de muitos pacientes.

Ainda falando sobre os casos graves de covid-19, que precisam de equipamentos de ventilação, existem iniciativas de diversos engenheiros e cientistas mundo afora para o desenvolvimento desses ventiladores em impressora 3D. Por ter baixo custo, esse equipamento seria fundamental para suprir demandas iniciais de pacientes que dão entrada no pronto-socorro.

No Brasil, um grupo de profissionais da saúde de Florianópolis está empenhando esforços para a criação de respiradores feitos por impressoras 3D. Essa é uma iniciativa que visa amenizar os efeitos da pandemia no país e oferecer possibilidade de tratamento aos infectados.

As impressoras 3D oferecem um mundo de possibilidades. Conheça mais sobre essa tecnologia e descubra como ela pode tornar a sua vida muito mais fácil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.