O crescente mercado de action figures produzidas em impressora 3D

As action figures, também conhecidas como figuras de ação, em um passado não tão distante eram produzidas de maneira artesanal. Assim, existiam poucas opções no mercado e os produtos eram muito mais caros, o que restringia o hobby de colecionar essas figuras a poucas pessoas.

Com a chegada das impressoras 3D, e com cada vez mais empreendedores adquirindo esses equipamentos, o mercado de action figures iniciou uma crescente e ganha cada vez mais colecionadores. As impressoras 3D não somente facilitaram o acesso a essas peças, mas também permitiram que elas tivessem um acabamento cada vez mais preciso e perfeito.

O hobby cresceu tanto entre os jovens da comunidade nerd e geek, que hoje os personagens criados pelas impressoras servem até como peças de jogos RPG. Os bonecos levaram ainda mais realismo aos jogos e esse passatempo ganha cada dia mais adeptos. Para quem sabe operar os softwares de modelagem, esse é um mercado de grande valor agregado, pois permite a produção de peças únicas e totalmente personalizadas.

Reprodução de personagens com direitos autorais

Nem sempre as action figures são produzidas baseadas em personagens fictícios, criados por um designer. Existem muitas lojas virtuais que comercializam bonecos de personagens de desenhos e filmes, que muitas vezes possuem patentes e direitos autorais.

Para as empresas detentoras desses direitos é muito difícil lutar contra a reprodução de seus personagens, pois existe uma produção em larga escala de pessoas comuns que utilizam as impressoras em casa. Assim, fica muito difícil fiscalizar a reprodução e venda dessas action figures.

A legislação brasileira é de 1998, época em que não havia o livre comércio de action figures produzidas por impressoras 3D, por isso está muito desatualizada. No entanto, o Marco Civil da Internet adverte para o download de action figures patenteadas, que devem ter os direitos pagos para reprodução. O problema é que nem sempre esses downloads possuem bloqueio de direitos autorais.

Desse modo, para quem pretende entrar nesse mercado de action figures, é preciso se atentar às empresas que detêm os direitos autorais e não autorizam a reprodução. Como vimos, o mercado é muito promissor e existem infinitas possibilidades para criar novos personagens ou mesmo reproduzir aqueles que não precisam do pagamento de direitos autorais.

Uma dica muito interessante que já demos aqui no blog é pintar as action figures  para deixá-las ainda mais exclusivas e agregar valor ao produto. Um bom acabamento na action figure também a deixa ainda mais cheia de detalhes e diferencia o seu produto.

Para mais dicas de como obter bons lucros com a sua impressora 3D  explorando diversos mercados, acompanhe o nosso blog e siga a Sethi 3D nas redes sociais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.