Melhores sites para baixar arquivos para começar a imprimir

A impressão 3D apesar de não ser algo totalmente novo, ainda é algo que fascina muita gente. Mesmo não sabendo modelagem 3D você pode começar imprimindo projetos prontos, que em muitos casos foram testados e melhorados por outras pessoas.

Hoje vamos mostrar para vocês alguns dos principais sites para você encontrar arquivos para começar a imprimir.

Vamos dividir nossa seleção em três tipos. O primeiro tipo chamamos de Repositórios, onde são sites que qualquer usuário pode criar uma conta e fazer upload de projetos em STL, OBJ ou outros formatos. Existem também os Marketplaces, que são sites onde designers criam os modelos e vendem e por fim, temos os sites buscadores. São mecanismos semelhantes ao Google, mas com foco em arquivos próprios para impressão.

Thingiverse
Se não for o mais conhecido, certamente é um dos sites mais acessados onde poderá encontrar projetos para impressão. O site conta com quase dois milhões de arquivos disponíveis, desde os mais simples até projetos elaborados.
1 thingiverse

MyMiniFactory
Também outro site do top 5 dos sites mais conhecidos desse seguimento, o MyMiniFactory conta com projetos gratuitos e alguns pagos, onde os usuários podem fazer upload dos seus projetos. Conta também com uma categoria “Spare Parts”, onde você pode encontrar peças de reposição de eletrodomésticos, do seu carro ou bicicleta.
2 myminifactory

Cults3D
Esse é o site queridinho da nossa redação, pois é possível encontrar projetos bem elaborados sobre assuntos populares, como Among Us. Temos categorias sobre os temas conforme os feriados, como Halloween, Natal etc.
3 cults3d

GrabCad
Esse site é o mais completo para projetistas. Os usuários podem fazer upload de componentes, peças ou projetos completos, facilitando a vida de quem está iniciando em modelagem ou que quer economizar tempo em seus projetos.
4 grabcad

Instructables
Aqui podemos encontrar diversos tipos de projetos DIY, desde artesanato com madeira até projetos eletrônicos. Há alguns projetos para impressão 3D que normalmente são bem detalhados, com passo a passo, lista de compras etc.
5 instructables

CGTrader
Esse site permite que freelancers publiquem seus trabalhos e vendam por algum valor. O site conta com várias categorias, oferecendo arquivos para programas de modelagem e arquivos para impressão 3D. Alguns arquivos possuem instruções de como imprimir.
6 cgtrader

Fab365
O site é pouco famoso, mas semelhante ao CGTrader, oferece para venda projetos elaborados e otimizados para impressão 3D. Os designers submetem os projetos e quando aprovados fica disponível a compra para os usuários.
7 fab365

STLFinder
O STLFinder é um site buscador, semelhante ao Google. Mas com a diferença de que é focado totalmente a pesquisas relacionadas a arquivos para impressão 3D, seja eles STL ou OBJ.
8 stlfinder

Yeggi
O Yeggi também é um site buscador, online desde 2013. O motor de busca é focado em arquivos de impressão 3D, assim como o STLFinder.
9 yeggi

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.