Impressoras 3D podem imprimir fotos?

Com a popularização das impressoras de papel e as câmeras digitais que hoje estão presentes nos celulares é comum ouvirmos essa pergunta. As imagens são bidimensionais, ou seja, possuem apenas comprimento e largura (X e Y).

No caso das impressoras 3D é necessário que os arquivos digitais sejam de três dimensões, além do comprimento e largura, tem também a altura totalizando as três dimensões, X, Y e Z. No processo de impressão 3D são empilhadas camadas, uma a uma. Portanto, uma foto bidimensional não é possível ser impressa da forma como estamos acostumados.

Uma alternativa
Da mesma forma como os europeus faziam na porcelana, é possível fazer relevos lithophanes (ou em português, litofania). A porcelana era esculpida de forma que fosse possível usar partes mais escuras da foto para criar relevos para que a luz não consiga atravessar com facilidade e nas partes mais claras da imagem criar partes finas que permitam que a luz passe. O mesmo pode ser feito usando as impressoras 3D.

Com essa técnica conseguimos criar uma imagem com as impressoras 3D. Mas você deve estar pensando em como fazer isso.

O processo é bem simples. Vamos por partes!

Primeiro passo é escolher uma imagem que tenha bastante contraste. Usar uma imagem em que as pessoas ou o que você quer mostrar apareça mais destacado que o fundo é essencial.

Depois de escolher a imagem você pode criar o lithophane usando alguns programas disponíveis na internet ou até mesmo sites.

Nos nossos testes, usamos esse site:
http://3dp.rocks/lithophane

Com o site aberto, vá na aba Images e faça upload da imagem que deseja usar. Clique em Escolher arquivos.lito1

Após fazer o upload da imagem, vá na aba Model. O modelo será gerado automaticamente com o padrão Flat (plano). Você pode escolher outros formatos para sua litofania, como o curvado ou cilíndrico.

lito2

A imagem gerada por padrão é negativa. Você precisa mudar para positiva, que quando colocar luz por trás da placa, vai aparecer a imagem corretamente.

Para fazer esse ajuste, basta ir em Settings e procurar por Image Settings:

lito3

Agora mude de Negative Image para Positive Image arrastando o botão:

lito4

Com esses ajustes feitos, volte para aba Model e clique em Refresh. Caso esteja tudo certo, baixe o modelo, abra ele no fatiador.

Esse site permite que faça outras modificações, como largura do modelo gerado, profundidade dos relevos e outras opções. Faça testes!

No Fatiador
Se você não sabe o que são os softwares fatiadores, explicamos nessa outra postagem.

Agora que já sabe, vamos aos conceitos. Não existe uma configuração padrão para lithophanes. Você precisa testar. Os materiais que entregam resultados melhores são de cores mais claras. Opte por ABS natural ou PLA branco, por exemplo. Mas fique à vontade em testar e compartilhar conosco os resultados!

Como as paredes do lithophane são finas, recomendamos seguir essas “regrinhas”:

  • Use uma parede (pode estar escrito como shell ou wall)
  • 100% de preenchimento
  • Velocidades baixas
  • Brim caso for fazer o modelo em pé

Siga a Sethi3D nas redes sociais: Facebook | Instagram Acesse nossa loja e conheça nossas impressoras 3D, filamentos, acessórios e muito mais!

Sethi3D

Imagine, Faça!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.