Impressão 3D em concreto funde artesanato tailandês e cria estruturas habitáveis

001

Siam Research and Innovation Company (SRI) é um fabricante de cimento da Tailândia que vem desenvolvendo inovações para impulsionar os limites da impressão 3D na arquitetura. Seu projeto “Triple S” – desenvolvido em 2017 – é baseado no artesanato tailandês tradicional para gerar superfícies, estruturas e abrigos em um único processo. Sua forma artesanal específica cria um quadro belo para fins estruturais, construindo facilmente espaços habitáveis.

Da equipe de projeto. Triple “S” é uma evolução na impressão em 3D, atingindo dimensões de 3,0 x 3,5 x 3,0 metros. Ao contrário dos desenvolvimentos anteriores, as plataformas de tecnologia de impressão e design trabalham lado a lado. A pesquisa avançada de impressão e materiais permite a melhoria de outras dimensões, como estrutura, engenharia e arquitetura.

Triple “S” representa uma transformação na superfície usando uma função do tamanho adequado do bocal de impressão, em comparação com a escala padrão, para conformar uma transformação superficial – o método mais sofisticado em arquitetura neste trabalho de impressão em 3D.

011

Normalmente, a camada superficial externa e o trecho interno dos objetos de impressão em 3D são incluídos ao projetar. A armadura interna é projetada para fins estruturais para suportar a carga. A nova transformação da superfície para funcionar é projetada para implementar a camada superficial externa para ter o desempenho estrutural como treliça interna; também, não deixando uma aparência delicada e vigorosa da superfície externa. A superfície projetada pode trabalhar estética e estruturalmente. Na verdade, os padrões de textura desenvolvidos derivam de caminhos móveis em estruturas de concreto auto-portante.

006

O conceito projetual deriva do artesanato popular tailandês criado há cerca de 250 anos em Phra Nakhon Si Ayutthaya, antiga capital tailandesa. O padrão de tecelagem é um ornamento em forma de peixe feito de folha de coco. O padrão é projetado para ser modular e implementado em um bloco de concreto. O concreto é extrudado usando a impressão 3D para aumentar suas dimensões, assim como sua aparência de tecelagem. Após a impressão, o painel de concreto de impressão 3D é fabricado com o padrão e serve como uma estrutura para manter seu peso, e atua como uma armadura para fins estruturais.

008

A complexidade da tecnologia do material cimentício é aplicada e incorporada na tecnologia de impressão 3D, juntamente com a compreensão completa do mecanismo de movimento da impressora, permitindo menos peso em comparação com uma unidade de fabricação tradicional, como o pré-moldado. Isso permite a resistência à compressão superior a 45 MPa e a resistência à flexão superior a 80 MPa. Além disso, consome menos material, uma vez que é necessário um sistema de revestimento de estrutura dupla utilizado na tecnologia GRC para suportar o próprio peso para uma técnica mais sustentável.

FONTE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.