Filamentos Sethi 3D: Qual é o mais indicado?

blog-post-filamentos

 

Assim como o avanço da tecnologia na impressão 3D, os filamentos também estão se desenvolvendo. São diversos tipos que variam de acordo com as suas características e com a escolha de cada projeto, que depende de uma análise do material utilizado para resultar em uma melhor produção e fabricação dos objetos impressos.

Sendo assim, para cada fim específico utilizando uma impressora 3D, a escolha do tipo de filamento é fundamental, independente das áreas de atuação, como: saúde, engenharia, design, pesquisas científicas, entre outras. Afinal, saber como identificar cada material e as suas configurações específicas pode ser o fator principal para o sucesso do seu projeto!

Quer saber mais sobre os principais tipos de filamentos para impressoras 3D e quais são as melhores aplicações para as suas necessidades? Então acompanhe conosco!

Para começar, é válido ressaltar que cada aplicação exige um tipo de material ou termoplástico diferente, uma vez que cada um possui particularidades de resistência e durabilidade diferentes.

O filamento PLA é um excelente material biodegradável e fácil de imprimir. Ele dispensa o aquecimento da mesa para impressão, bem como altas temperaturas para a extrusão. Desta forma, é bastante usado em impressoras abertas, além de contar com uma grande variedade de cores translúcidas.

Outro ponto importante, alinhado à característica de ser biodegradável, é o fato de não emitir gases que sejam prejudiciais à saúde. O PLA é indicado para a impressão de peças grandes e que não necessitam de acabamentos após a impressão.

O filamento ABS é um equipamento muito usado na indústria. Derivado do petróleo, possui alta resistência e durabilidade, e por isso é recomendado para o uso em peças que irão exercer esforço mecânico.

Além disso, também é ideal para acabamentos após a impressão 3D, já que o material possui dureza superficial baixa. Ele também é capaz de atingir altas velocidades na impressão por apresentar alta fluidez na sua composição.

O filamento PETG é indicado para necessidades que exijam otima resistencia, pois oferece propriedades mecânicas bem semelhantes ao ABS e a simplicidade de impressão do PLA.

O material não apresenta odor durante o seu processamento e, geralmente, é utilizado para a fabricação de capas ou cases em razão da sua resistência, durabilidade e ótima aderência entre as camadas de filamentos.

O FLEX é um instrumento muito utilizado para construir peças que precisam de flexibilidade, como pneus. Diferentemente dos outros tipos de filamentos, seu objetivo é trazer maleabilidade e flexibilidade para as peças que demandam alguma movimentação na sua utilização.

Este tipo de filamento não é recomendável para todas as impressoras por demandar um cuidado especial em relação aos materiais e equipamentos. Deste modo, é indicado para usuários avançados que já possuem conhecimentos na área.

Portanto, vimos que a escolha correta dentre os diversos tipos de filamentos disponíveis no mercado é de extrema importância para garantir a qualidade do produto-final. Basta tomar os cuidados necessários e prestar atenção ao que é indicado para a sua impressora 3D para que o sucesso da aplicação seja garantido!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.