Ferramentas essenciais para usar com uma micro retífica

Quem trabalha com impressão 3D sabe que em muitos casos é necessário intervenção para um melhor resultado. Existem diversas ferramentas que podem ser usadas, mas dentre elas, as ferramentas elétricas são as que mais facilitam no dia a dia.

Existem diversas marcas de micro retífica. Desde as mais baratas até as mais completas e caras. Mas não adianta ter a melhor micro retífica se não tiver nenhum acessório para ela.

Nesse post vou falar um pouco dos acessórios que já usei e recomendo ter em casa. Fique ligado!

Lixar
A tarefa mais comum. Lixar pode ser necessário em quase todas as impressões, dependendo do nicho que você trabalha. Muitas vezes você poderá usar a tradicional lixa, manualmente. Porém, existem acessórios que ajudarão a conseguir o resultado desejado.

Dentre as lixas, existem alguns tipos. Podem estar dispostos em tambores, discos ou em rodas.

Tambores de lixa
As lixas são dispostas em cilindros presos por um eixo no centro. É ideal para grandes áreas. Podendo ser encontrado em granulometrias diferentes.

tambor lixa

Discos de lixa
São discos de lixa, podendo ser finos ou mais espessos. É ideal para lixar vãos, mas podem ser usados até para cortar.

discos de lixa

Rodas de lixa
Diferente dos tambores, várias folhas de lixas são dispostas. A vantagem é a velocidade com que conseguira executar trabalhos, além de poder usar para remover ferrugem de peças metálicas.

rodas de lixa

Cortar
Cortar é uma das tarefas que as micro retificas fazem muito bem. Com as altas rotações os discos de cortes adequados para o material, você facilmente realizará esse objetivo.

Discos diamantados
Parecidos com os discos de lixa que apresentamos mais acima, esse é ideal para cortar materiais mais duros. Pode ser usado para cortes em metais, mas também em peças plásticas, apesar de não ser o mais ideal.

corte metal

Discos de corte dentados
Semelhante às ferramentas de corte de madeira de altas potenciais, esses discos possuem dentes angulados que ao entrar em contato com o material faz com que ele seja cortado com facilidade. Normalmente usado em peças de madeira, podem ser usados para cortes rápidos em plástico. Eu particularmente gosto de usar quando preciso fazer grandes cortes em modelos de action figure, mas o uso não se limita a essa aplicação.

corte madeira

Desbastar
Para os suportes, recomendo esse tipo de ferramenta. São conhecidas como fresas, elas possuem dentes que aliados com a alta rotação das micro retificas permitem que desbaste com facilidade. Você pode usar para remover os suportes e dar pequenos acabamentos, podendo também, modificar o formato da peça impressa.

Lojas na internet vendem kits com diversos tipos de fresas, algumas arredondadas, outras retas. Você pode usar a ferramenta que melhor se enquadre na sua necessidade.

fresas

Na imagem temos alguns poucos exemplos. Você pode usar a ferramenta cilíndrica (da ponta esquerda) para remover partes dos suportes que não saíram com facilidade. E a ferramenta arredondada para dar acabamento em partes menores.

Furar
Com um mandril regulável, você pode usar brocas comuns (essas de usar com a furadeira mesmo) com diâmetros pequenos, como 1 ou 2 mm. Apesar disso, diâmetros menores podem quebrar com facilidade. Tome cuidado com isso!

Flexibilidade e precisão
Muitas vezes segurar a micro retifica vai se tornar uma tarefa cansativa, ainda mais em atividades que exijam precisão e que sejam repetitivas. Para isso, você pode usar uma haste flexível.

haste flexivel

Essas hastes nada mais são que um tubo flexível com um cabo de aço no seu interior, que tem a função de transmitir o giro da ponta do micro retifica para a ponta da haste. Sendo mais leve, você consegue fazer trabalhos mais minuciosos sem forçar tanto a ferramenta ou seu braço.

Essas foram as ferramentas que eu uso e recomendo usar. Talvez você use alguma que eu não citei aqui, então conta para nós nos comentários! Siga a Sethi3D nas redes sociais: Facebook | Instagram Acesse nossa loja e conheça nossas impressoras 3D, filamentos, acessórios e muito mais!

Sethi3D

Imagine, Faça!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.