Dicas para dar acabamento em impressões 3D

Nem todas as peças impressas em impressora 3D precisam de acabamento, especialmente se o equipamento estiver bem calibrado e com a manutenção em dia. O acabamento, portanto, só é necessário quando o cliente busca por uma peça diferenciada ou com muitos detalhes, como action figures. Além disso, a boa qualidade dos filamentos também impacta diretamente na qualidade das impressões.

Então, para dar um pouco mais de atenção ao acabamento das peças cheias de detalhes e ainda agregar valor ao produto, confira nossas dicas para aperfeiçoar suas impressões.

Lixe as peças

Esta é a maneira mais simples de dar acabamento em peças produzidas com ABS, pois são fáceis de lixar. As peças produzidas em PLA, por outro lado, são mais difíceis de lixar. Para lixas as peças produzidas com ABS, separe 4 pedaços de lixa, dessas que vendem em lojas de materiais de construção, com granulações diferentes, sempre da mais grossa para a mais fina.

Proteja-se o pó e inicie o polimento da peça lixando as partes mais salientes com a lixa mais grossa. à medida que a peça vai ficando mais uniforme é só passar para uma lixa mais fina e seguir polindo até que a quarta lixa finalize a peça, deixando com uma textura lisa e perfeita. Tome um pouco mais de cuidado se for tentar lixar as peças produzidas em PLA pois além de serem mais duras o material é sensível a altas temperaturas, e o calor do atrito da lixa pode danificar a impressão.

Ao finalizar a peça, utilize um pincel fofo para remover todo o pó que saiu, especialmente o que entrou nos vincos e cantinhos da peça. Ao final, utilize um algodão seco ou com álcool para deixar a impressão bem limpinha.

Acabamento com vapor de acetona

Esse tipo de procedimento é um pouco mais difícil de executar e demanda mais prática. Umedeça folhas de papel toalha com acetona pura e forre todas as paredes de um recipiente de vidro onde caiba a sua peça. É importante que o papel fique bem preso às paredes do recipiente para não entrar em contato direto com a peça, afinal queremos utilizar apenas o vapor que emana dele.

Depois você tem duas alternativas, ou posicionar o objeto em cima de uma base que vai entrar em contato com a acetona e depois será descartada ou pendurar o objeto na tampa do recipiente de modo que fique suspenso. Então é só vedar bem o recipiente e ir acompanhando a mágica que acontece. Verifique de vez em quando se as camadas já estão lisas o suficiente e remova o objeto de dentro do recipiente. É importante neste momento não encostar na peça e manuseá-la apenas pela base, pois ela estará mole. É necessário aguardar o tempo de secagem.

Pinte suas impressões

A última dica para ter impressões de maior valor agregado é utilizar a sua imaginação e criatividade para pintá-las e oferecer peças exclusivas. Para isso, limpe a peça com um algodão para remover todas as partículas de pó e, se necessário, aplique um primer para uniformizar a superfície da peça.

Depois é só pintar da maneira que você gosta, seja em camadas ou mesmo utilizando um spray de tinta. O mais importante é que, ao final, com a peça seca, você não se esqueça de envernizá-la para aumentar a durabilidade da pintura.

E se você gostou dessas dicas, acompanhe o nosso Blog e o nosso canal no YouTube. Temos muitas dicas e conteúdos exclusivos para que você aproveite ao máximo a sua impressora 3D.

Confira também ferramentas essenciais para usar como uma micro retífica e facilite ainda mais o seu trabalho!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.