Como pintar uma impressão 3D?

Aqui no blog da Sethi 3D sempre damos dicas de como lucrar produzindo peças em nossas impressoras 3D. Sem dúvidas, uma das melhores maneiras de aumentar ainda mais os seus lucros e oferecer impressões ainda mais exclusivas e únicas é pintando as peças.

A pintura nas impressões traz cores, sombras e profundidade deixando a peça ainda mais bonita e realista. E quem não gosta de ter um objeto de decoração personalizado? Essa pode ser uma ótima opção de presente, inclusive!

Então, que tal imprimir suas peças em uma cor neutra e dar vida a elas? Vamos dar dicas de como deixar suas impressões cheias de estilo e agregar ainda mais valor a elas.

Passos da pintura

Antes de pintar sua peça, verifique se precisa dar algum tipo de acabamento nela. Normalmente peças mais cheias de detalhes, como action figures, ficam ainda mais perfeitas com acabamento.

Depois, para aumentar a durabilidade da tinta e deixar a pintura ainda melhor, você pode utilizar um primer antes de aplicar a tinta. Esse produto deixa a superfície ainda mais uniforme e facilita o seu trabalho e pintura. O produto é encontrado em spray e é muito fácil e rápido de aplicar. Mas lembre-se: ele deve estar totalmente seco antes de aplicar a tinta.

Para pintar suas peças, vamos dar três dicas:

  • Jateamento

  • Pincel à mão

  • Utilização de transfer

O jateamento é feito com tinta spray de uso geral e pode tanto ser feito na peça toda para dar uma cor de base para a sua pintura, como em determinadas partes da peça. É a técnica mais indicada para peças maiores e com menos detalhes, como o capacete que ilustramos acima. Para aplicar a técnica, basta isolar as áreas que não deseja pintar com uma fita autoadesiva, apoiar a peça em algum suporte que possa sujar de tinta e utilizar o spray. Depois é só fazer o processo inverso: proteger as áreas que já foram pintadas e estão secas para jatear com o spray de tinta as demais áreas. Esse é um procedimento rápido e que não demanda muita habilidade manual.

A pintura à mão é um trabalho mais artesanal e recomendado para impressões menores e com mais detalhes, como as action figures. Esse tipo de peça normalmente é pintado em camadas porque o seu diferencial são os efeitos de luz e sombra dados pela pintura. Para esse tipo de pintura são recomendados pincéis de diversos tamanhos e espessuras, sempre de boa qualidade para não soltar fiapo. A tinta recomendada é a PVA para artesanato, encontrada em papelarias ou casas de artesanato. Para melhorar o acabamento da peça e durabilidade da tinta, um verniz spray incolor também pode ser aplicado após a finalização da pintura. Esse tipo de trabalho é mais demorado mas agrega muito mais valor à peça, além de torná-la única, uma verdadeira peça de colecionador. Então vale a pena investir um pouco mais de tempo e treino para produzir e vender esse tipo de produto.

Por fim, o transfer é uma maneira simples e rápida de pintar a peça e adicionar alguns detalhes, dando mais personalidade a ela. Basicamente é só posicionar um molde no desenho desejado e pintar com tinta em spray ou tinta para artesanato. Esse tipo de pintura serve para adicionar detalhes  e um toque especial a peças maiores, normalmente itens de decoração, como vasos e capinhas de celular.

Gostou das nossas dicas? Siga a Sethi 3D no Facebook, Instagram e YouTube e fique de olho nas novidades em nosso Blog. Sempre trazemos dicas exclusivas para você tirar o melhor da sua impressora Sethi 3D.

CONFIRA MAIS DICAS PARA ACABAMENTO DAS PEÇAS

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.