Armazenamento dos filamentos para impressão 3D

Existem diversos materiais para impressão 3D do tipo FDM (ou FFF). Entre eles estão os principais, como ABS, PLA, PETG e FLEX que por sinal são vendidos em nossa loja. Existem também, materiais para engenharia. Nessa categoria entra o Nylon, Tritan, Policarbonato etc.

Cada material possui uma série de características mecânicas e térmicas que podemos usar a nosso favor, como foi citado nessa outra postagem do blog.

Existem materiais que são extremamente sensíveis a umidade. Como exemplo temos o ABS e o Nylon, que ao simples fato de estarem expostos ao ar já é suficiente para absorver quantidades consideráveis de moléculas de água.

Mas calma! Isso não acontece de um dia para outro. Vamos explicar como identificar, evitar e resolver. Fique ligado!

Como identificar umidade no filamento
A umidade presente no material pode causar mudanças nas propriedades químicas. No geral, os sintomas são parecidos.

Filamento quebradiço – de fato um dos problemas mais graves. Pode ocasionar quebras antes do extrusor ou no carretel, impendido a impressão.

Material sem brilho – normalmente o PLA tem um certo brilho natural. Em casos que esse material está com umidade, pode ocorrer de ficar opaco.

Bolhas na impressão – dependendo da quantidade de umidade no filamento é até possível ouvir estalos durante a extrusão. Bolhas podem surgir por conta da água sendo evaporada com a temperatura do bico.

Impressão com acabamento feio – isso ocorre pois o material pode mudar suas dimensões, você pode medir com um paquímetro ou micrometro para constatar isso. Além do mais, pode ocorrer problemas em overhangs do modelo.

coruja feia

Como evitar a terrível umidade
A maioria dos fabricantes optam por embalar a vácuo os filamentos. Dessa forma, o material pode ficar armazenado por bastante tempo sem entrar em contato com a umidade. Mas ao abrir o material só deixe exposto no tempo que estiver usando.

Após o uso embale o filamento na embalagem zip com um ou dois sachês de sílica (que é um material mais higroscópico que o plástico). A sílica irá absorver a umidade presente no ar da embalagem, dessa forma a vida útil do material estará preservada.

embalagem zip

Evite deixar o filamento fora da embalagem quando não estiver usando. Além da umidade existe também a poeira. O bico da impressora possui 0,4 ou 0,5 mm, tamanho consideravelmente pequeno e pode entupir com a presença de partículas de pó.

Como resolver
Mas supondo que o filamento já esteja com umidade, o que podemos fazer para resolver? Existem vários tutoriais pela internet, dizendo para colocar o filamento no forno por algumas horas. Mas não aconselho fazer isso, afinal, não acho que você vai querer comer bolo sabor ABS, não é mesmo? Além das temperaturas que podem ser complicadas de controlar, o que danificaria o material de uma vez por todas.

A solução mais simples é usar a própria impressora. As nossas impressoras da Linha S possuem gabinete fechado. Você pode usar isso ao seu favor.

Deixe a mesa em 110 ºC e coloque os carreteis que deseja desumidificar no interior da impressora. Não coloque muitos quilos sobre a mesa, para não danificar a bandeja de impressão.

impressora na mesa

Deixe os carreteis entre 4 a 6 horas no interior. Dessa forma o ar interno da máquina vai aquecer com o calor da mesa, fazendo evaporar boa parte das moléculas de água no filamento.

 

Siga a Sethi3D nas redes sociais: Facebook | Instagram Acesse nossa loja e conheça nossas impressoras 3D, filamentos, acessórios e muito mais!

Sethi3D

Imagine, Faça!

2 pensou em “Armazenamento dos filamentos para impressão 3D

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.