3 áreas que foram revolucionadas pela impressora 3D

A grande versatilidade das impressoras 3D permitem que a tecnologia esteja cada dia mais presente em diversos segmentos. E mais que isso, as impressões 3D tornaram-se necessárias em muitas áreas, pois imprimem peças que décadas atrás levavam muito mais tempo para serem produzidas. Por isso, vamos mostrar como essa tecnologia revolucionou as áreas da odontologia, engenharia civil e arquitetura.

Odontologia

A Odontologia foi uma das áreas com mais impactos positivos promovidos pelas impressoras 3D. A tecnologia possibilitou, por exemplo, que o paciente veja o resultado de uma prótese antes de fazer o procedimento.

Outro uso das impressoras 3D que tornou a vida dos cirurgiões-dentistas muito mais fácil é impressão de réplicas da região da boca onde o paciente precisará de uma cirurgia. Isso possibilita que o profissional estude todo o procedimento para que realize a cirurgia com mais precisão.

Além disso, as impressoras 3D também são utilizadas para a produção de implantes e próteses, já que essas peças precisam de bastante precisão e detalhamento para que tenham o encaixe perfeito na boca do paciente.

E não para por aí! As impressoras 3D também são utilizadas para produzir placas para o tratamento de bruxismo, aparelhos odontológicos invisíveis, e moldes da boca dos pacientes, como na foto abaixo.

Engenharia civil

A tecnologia 3D causou uma revolução no mercado de engenharia civil, e a tendência é continuar contribuindo para o crescimento do setor. A ampla utilização das impressoras 3D para a prototipagem é uma realidade que contribui muito para o estudo das estruturas e reduzir o desperdício de recursos na construção.

Já existem algumas iniciativas pelo mundo, com a utilização de equipamentos muito maiores, para imprimir peças de reparo estrutural nas construções ou mesmo de pequenas casas populares. A Espanha, por exemplo, chegou a desenvolver uma ponte em impressora tridimensional, que é de uso público. No Brasil, o uso de impressoras 3D para imóveis ainda está no início, com poucas empresas e universidades investindo em pesquisa. No entanto, pela velocidade de avanço da tecnologia, a impressão 3D no setor de construção civil promete trazer grandes mudanças nos próximos anos.

Arquitetura

As impressoras 3D tangibilizaram os projetos dos arquitetos, tornando muito mais fácil a visualização de seus trabalhos. As maquetes impressas são uma forma rápida, prática e econômica de demonstrar os detalhes dos projetos, já que uma das maiores dificuldades dos arquitetos é que seus clientes consigam interpretar suas propostas.

A possibilidade de materialização dos projetos oferece muito mais confiança aos clientes na hora de contratar os serviços do arquiteto. Por isso, o investimento em uma impressora 3D tem sido um grande diferencial desses profissionais.

Assim como na engenharia civil, também há muitas instituições pelo mundo promovendo projetos maiores com impressoras 3D. Um exemplo disso é um grupo norte-americano que desenvolveu uma colina resistente a terremotos na impressora 3D. Por isso, a tecnologia também promete trazer grandes evoluções ao setor nos próximos anos.

Quero ter uma impressora

Com todos esses benefícios, se você é um profissional de uma dessas áreas de atuação, saiba que uma impressora 3D pode fazer toda a diferença no seu dia a dia, facilitando ainda mais as suas atividades e encantando seus clientes. Confira nossos modelos e adquira já a sua!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.